WalaNews
Jornal da Emef Rui Barbosa - Walachai
Pesquisa

Indumentária Gaúcha
Por Suélen Klauck (Aluna, 9º ano), em 2015/09/08965 leram | 3 comentários | 32 gostam
Principais Roupas Típicas Gaúchas
A indumentária gaúcha faz parte de sua tradição e cultura, assim como acontece com a vestimenta típica em outras culturas também.
As roupas gaúchas são diferenciadas entre prenda (mulher) e peão (homem). É muito importante que haja discrição na vestimenta, havendo cuidado na escolha de cores e acessórios, de maneira que se preserve a identidade do gaúcho e sua postura séria e respeitosa.

Vestimenta do peão:
 - Camisa de mangas longas, com botões, para ocasiões mais formais. Mangas curtas podem ser usadas quando a atividade envolve ocasiões campeiras, como a montaria. Hoje já são aceitas camisetas do estilo polo, respeitando também a discrição das cores.
- Lenço: é aceito nas cores marrom, branco, vermelho, verde, azul e carijó (com detalhes quadriculares). Para o comprimento, deve se estender por 25 cm a 30 cm abaixo do nó.
 - Colete: é opcional, sendo um detalhe elegante.
- Casaco: é exigido em ocasiões formais como fandangos, desfiles e apresentações artísticas.
- Cinto: pode ser no estilo de guaiaca e ter uma ou mais fivelas. Cintos em estilo country não fazem parte da indumentária e devem ser evitados.
- Bombacha: o símbolo maior da indumentária do peão. A palavra vem de '”calção bombacho”, que significa “calça larga”. Mas, convém lembrar que essa largura se refere ao tecido em relação às pernas, não quanto ao tamanho da cintura. Gaúcho jamais utiliza calças caídas ou baixas, sempre devem ser firmes na cintura. Também não são aceitas calças justas e coladas.
- Chapéu: é acessório opcional e não deve ser usado em lugares fechados.
- Botas: devem ser feitas de couro. São aceitas nas cores preta, marrom e amarelo (baia).
Há ainda a possibilidade de acessórios, como brasões, ponchos, palas, barbicachos, faixas, esporas.


A vestimenta da prenda
A prenda deve ser elegante, feminina e muito discreta. Por isso usa-se acessórios como brincos e enfeites de cabelo. A discrição das cores é importante, pois ressalta a postura a moça correta, de família, direita – como se dizia nos tempos antigos. Maquiagem é sempre bem vista, contanto que também seja discreta (tanto para prendas mirins, jovens ou mulheres adultas).
O cabelo pode ser usado solto ou semi-preso, com penteados, enfeitados com flores ou pequenos arranjos.
O vestido é a característica marcante da prenda e é necessário observar alguns detalhes importantes:
- Manga: sempre abaixo dos cotovelos, nada de mostrar muitos os braços e jamais mostrar os ombros.
- Comprimento: deve cobrir o peito do pé nas prendas adultas. O comprimento dos trajes das prendas mirins pode ser mais curto, entre tornozelo e a canela.
 - Decotes: pode ter um leve decote, mas sempre preservar a discrição.
- Calçado: pode ser a sapatilha ou botinha. Os saltos no máximo podem ter 5 cm.
- As roupas de baixo: são as bombachinhas (que deve cobrir os joelhos) e a saia de armação, que deve ser um pouco mais curta que o vestido. As prendas podem usar meia-calça brancas ou beges.
- Acessórios: anéis, brincos e colares, sempre discretos e simples.

A prenda também pode usar bombacha, porém não é sua indumentária padrão. O uso da bombacha feminina se estabeleceu mais tarde e veio para complementar conforto e praticidade para as atividades campeiras. A bombacha feminina normalmente apresenta bordados, trazendo um pouco mais de feminidade a esta peça emprestada do traje masculino. O respeito às cores e acessórios deve ser o mesmo, bem como do acompanhamento de camisas e polos.

Mais Imagens:

Comentários
Por Tainara Olbermann (Aluna, 7º Ano), em 2015/09/14
gostei muito de saber sobre os traje gaúchos!
Por Carolina Staudt Schäfer (Leitora do Jornal), em 2015/09/22
É sempre muito bom aprender mais sobre as roupas típicas gaúchas. Parabéns pelo texto!
Por Gessica Linn (Leitora do Jornal), em 2015/09/23
Adorei conhecer mais sobre o nosso pais e ainda mais os trages tanto da mulher quamto do homem.Parabens pelo texto muito criativo.

Escreva o seu Comentário