Trash League
Jornal da Escola C.e. Sesi 344 de Ribeirão Preto
Pesquisa

Produto ajuda a evitar automutilação em aves
Por Paulo Ricardo (Aluno, 1° E.M.), em 2016/09/18596 leram | 0 comentários | 150 gostam
Hábito de se bicar ou arrancar as próprias penas pode ter origem nutricional, biológica (ectoparasitas) ou psicológica, mas mercado já oferece tratamento
Não são raros os casos de aves domésticas que possuem o hábito de se bicar ou arrancar as próprias penas. Esse distúrbio comportamental recebe o nome de automutilação e tem como causas o estresse, a infestação de ectoparasitas entre as penas ou pode surgir devido a uma deficiência nutricional. É o que explica a médica veterinária do Laboratório Veterinário Mundo Animal, Amanda Cologneze Brito.
Segundo Amanda, o dono consegue notar quando a ave apresenta o distúrbio, mas apenas um médico veterinário será capaz de descobrir a causa primária da automutilação, algo fundamental para que o tratamento seja eficaz. “Se a causa for a infestação de ectoparasitas, por exemplo, é preciso eliminá-los ou o animal pode continuar se automutilando”, explica Amanda. “Em casos como esse, utilizar apenas produtos inibidores, que evitam que o animal se bique, não é algo eficaz, pois a causa permanecerá nele”, completa.

Entre os produtos utilizados no tratamento da automutilação estão os antiparasitários e suplementos alimentares. Quando a causa é a deficiência nutricional, há veterinários que optam por modificar a dieta da ave. “Já em casos em que a causa é o estresse, é comum que o especialista recomende ao dono analisar seu animal e ver se ele vive bem naquele ambiente, pois a mudança do ambiente ou a inserção de novos animais levam ao estresse”, conta a veterinária.

Quanto à cura para o distúrbio, Amanda explica que isso vai depender da causa primária. “Caso sejam parasitas e estes sejam removidos, a cura é mais simples, o mesmo para deficiências nutricionais”. Já em casos de estresse, a cura é mais difícil, porém possível. “É necessária a mudança de ambiente, e isolar o animal, pois a introdução de novos animais no mesmo ambiente pode ser uma das causas, dentre outros fatores. Neste caso pode haver cura, mas talvez o animal continue se automutilando. Nesse sentido, o uso do produto inibidor ameniza a automutilação e evita que a ave se machuque”, finaliza a veterinária.
No intuito de auxiliar especialistas e criadores no combate à automutilação em aves domésticas, o Laboratório Veterinário Mundo Animal disponibiliza o Piusana Papick, um spray inibidor do ato de se bicar. Ele possui em sua composição um princípio ativo chamado Benzoato de Denatonio que deixa as penas com sabor extremamente amargo, evitando que o pássaro se automutile devido ao sabor ruim.

O medicamento pode ser utilizado em aves de todos os tipos e tamanhos e não tem contra indicações. Pode ser encontrado nos principais petshops do país e o preço médio do produto é R$14,00.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe