O Tagarela
Jornal da Escola Básica da Senhora da Hora
Pesquisa

Falemos sobre livros
Por Manuela Varejão (Professora), em 2015/05/31742 leram | 0 comentários | 200 gostam
10 dicas para os pais porem os seus filhos a falar sobre livros
Por vezes os pais têm dificuldade em conversar com os filhos sobre os livros que estão a ler. Fazem as perguntas típicas e depois a conversa morre ali.
Então como ter uma conversa interessante e construtiva com os filhos sobre a história que acabaram de ler? Laura Lambert, escritora e editora, escreveu um artigo sobre este assunto. Aqui ficam as 10 dicas da autora para iniciar uma boa conversa sobre livros.

Para crianças em idade escolar:

1) FALAR SOBRE AS PALAVRAS DIFÍCEIS – Se a criança estiver a ler para o pai ou para mãe, é fácil parar numa palavra mais difícil e questionar-se sobre ela. Tenha um dicionário ao pé e consulte-o sempre que precisar. (O exercício estimulará a aprendizagem de palavras novas.)

2) EXPLORAR MAIS PESSOALMENTE OS ASSUNTOS – Incentive a criança a pensar mais na história, a colocar-se na pele da personagem e a pensar o que faria de diferente se estivesse no seu lugar. (Isto promove a empatia, a capacidade de se colocar no lugar dos outros, e a ver as diferentes perspetivas de uma situação.)

3) COMPARAR COM OUTROS LIVROS – As crianças adoram séries e os volumes são sempre diferentes uns dos outros, por isso pode-se perguntar-lhes o que acharam daquele volume em comparação com os anteriores.

4) EVITAR AS PERGUNTAS TÍPICAS DE UM TRABALHO PARA A ESCOLA – Para ter um verdadeiro diálogo com o seu filho, evite as perguntas típicas que são feitas em sala de aula, e incentive-o a explorar mais profundamente os temas falados na história.

5) ESTABELECER LIGAÇÕES COM O MUNDO REAL – À medida que os livros que eles leem se tornam mais complexos, pode-se discutir temas mais profundos, como por exemplo a morte ou o preconceito. É aqui que a conversa poderá tornar-se mais interessante.

6) DEIXE-SE LEVAR – Ler com o seu filho deve ser uma experiência divertida e as conversas que surgem naturalmente à medida que progridem em conjunto na leitura são as melhores.

Para leitores mais avançados:

7) LEIA O QUE ELES ESTÃO A LER – O seu filho é agora um leitor independente, mas mesmo que já leia sozinho, isso não quer dizer que não possa ter uma conversa com ele sobre o que está a ler. Leia também e depois conferencie com ele sobre a história.

8) SEJA FIEL A SI MESMO – Numa conversa verdadeiramente interessante partilham-se opiniões e diferentes pontos de vista. (Respeite a opinião do seu filho e não tenha medo de partilhar a sua.)

9) NÃO JULGUE – O seu filho está a desenvolver a sua forma de ver o mundo e a testar diferentes valores que vai aprendendo com as suas próprias vivências. Isso é importante. Não desvalorize as suas visões sobre uma personagem ou sobre uma história. Poderá estar a perder uma oportunidade de perceber como é que o seu filho pensa sobre as coisas.

10) SEJA UM LEITOR – Partilhe a sua paixão pela leitura com os seus filhos e deixe-os tomar-lhe o gosto pelo exemplo. Leia muito, à frente deles. Fale sobre as personagens, os sítios e as histórias dos livros que lê. Se estiver entusiasmado, eles também vão ficar.

              Visto em Fábulas-Revista online de literatura infantil e juvenil (adaptado)


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe