Sabro
Jornal do Agrupamento de Escolas de Sabrosa
Pesquisa

S. Martinho com Jogos Tradicionais e Magusto
Por Ilda Figueira (Professora), em 2013/11/252308 leram | 0 comentários | 196 gostam
Na quarta-feira, dia 13 de outubro de 2013, das 13h30m às 17h30, realizou-se em Sabrosa, na EB 2,3 e Secundária Miguel Torga, uma tarde de jogos tradicionais.
Esta ação, do âmbito do plano anual de atividades do Agrupamento de Escolas Miguel torga e do Departamento de Expressões, teve de todos os docentes deste Departamento a melhor colaboração, sedo que os professores do grupo de educação física foram os responsáveis diretos pela sua realização. Salienta-se também a preciosa colaboração de docentes de outros grupos disciplinares e ciclos, de assistentes operacionais e de um bom número de alunos, que em conjunto contribuíram para o sucesso desta iniciativa.
A tarde de jogos tradicionais foi enriquecida com um magusto para todos os participantes, preparado e realizado no “jardim da passarada”.
Os alunos e o professor responsável pela “rádio escola” prestaram um serviço informativo constante e fizeram a animação musical no recinto das atividades. Os alunos finalistas; os alunos da associação de estudantes e os alunos da educação especial, dinamizaram barraquinhas de venda de “petiscos” caseiros, oferecendo iguarias a baixo preço; ao mesmo tempo que angariavam fundos para as suas atividades e para a viagem de finalistas.
Os jogos tradicionais foram variados e muito participados, pois desenvolveram-se com inscrições livres feitas no momento; ao ar livre para os alunos do 2.º, 3.º CEB e Secundário e no ginásio para os alunos do 1.º CEB.
 Ao ar livre os participantes puderam fazer corridas de estafetas com sacos, com skys, com andas e aos pares com o pé atado; jogaram ao fito; o jogo do burro e dos bilros; experimentaram o jogos da farinha, dos balões (que substituíram os cântaros ou as pinhatas) e andaram de arcos com as respetivas ganchas e fizeram tração à corda por equipas.
No ginásio, os mais pequeninos do 1.º CEB, acompanhados dos seus professores titulares, das AEC e das CAF e por colegas mais crescidos, puderam fazer pontarias ao sapo; tiro às latas; gincana de cântaros; tração à corda; corrida de sacos e o jogo das cadeiras e a dança da maçã…
Nestas quatro horas, em pleno verão de São Martinho, todos se divertiram e reviveram as nossas tradições populares, deliciando-se com as castanhas assadas da época.


Sabrosa, 20 de outubro de 2013
Departamento de Expressões
Grupo de Educação Física

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe