O Rodriguinho
Jornal da Escola Básica António Rodrigues Sampaio
Pesquisa

Projeto Parlamento Jovem – Igualdade de género
Por Rodriguinho (Professora), em 2018/01/181287 leram | 0 comentários | 746 gostam
No passado dia 11 de janeiro, pelas 14h25m, na hora de Educação para a Cidadania, todas as turmas do 9ºano de escolaridade tiveram uma palestra, com a presença da Engenheira Raquel Vale, subordinada ao tema – Igualdade de Género.
Este tema encontra-se enquadrado no âmbito do Projeto do Parlamento Jovem, em que as turmas se encontram envolvidas. De entre os assuntos tratados, destaca-se a diferenciação salarial ainda existente em Portugal entre homens e mulheres, mesmo ocupando cargos de chefia (sobretudo no sector privado); a percentagem de mulheres na vida política presente no governo central e nas câmaras municipais; a ocupação de tempo não remunerado em várias tarefas (nomeadamente domésticas), estando ainda as mulheres em desvantagem perante os homens, tendo a Eng. Raquel Vale inclusive colocado a questão junto dos alunos, e com exemplos da sua vida pessoal, por que não cada qual (homem ou mulher) executar as tarefas que mais gosta, independentemente do género.
A palestrante salientou ainda que este tema passou a ser mais “abordado” nesta última década, em Portugal, sobretudo após a promulgação da Lei da Paridade (lei nº3 de 2006, 21 de agosto), realçando ter pena que a abordagem do mesmo e a efetiva aplicação desta lei nos vários setores, desde a vida social, económica e política, só seja elaborada neste país, depois da promulgação efetiva de legislação. Ainda existe um “longo caminho” a percorrer em Portugal, embora este país esteja a evoluir neste âmbito comparativamente a outros países, tendo a palestrante trazido vários exemplos a esta palestra, nomeadamente o que acontece na Arábia Saudita, em que apenas “agora” as mulheres foram “autorizadas” a conduzir e”pasme-se”, profere a engenheira, um líder religioso deste país, considerou ser uma prática perigosa, pois pode afetar os ovários femininos!!
Por fim, a Eng. Raquel Vale termina a sua intervenção junto dos alunos, realçando que devem quer homens, quer mulheres caminhar no sentido da Igualdade entre si, para bem de toda a Sociedade, construindo cada vez mais uma Nação justa e equitativa.

A Docente: Maria Elisabete Andrade Mourão do Vale

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe