Jornal ProInfo
Jornal do Proinfo da Escola Pedro de Souza
Pesquisa

TRABALHANDO COM RÓTULOS NAS SÉRIES INICIAIS
Por Marisandra (Professora), em 2014/07/261158 leram | 0 comentários | 149 gostam
Rótulos e embalagens são portadores de textos que tem a função de informar.Dizem a composição do produto,que cuidados são exigidos para seu funcionamento e manutenção,data de validade, modo de usar e de armazenar o produto entre outros.
A professora Elisabeth da Escola Pedro de Souza realizou atividades "Trabalhando Rótulos e Embalagens com as turmas do 2º ano "C" e "D".Veiculam textos escritos curtos e utilizam imagens. Ser capaz de compreender esses textos é fundamental para o exercício da cidadania e, se bem utilizados na alfabetização, podem trazer contribuições importantes também para os avanços dos alunos no processo de aquisição de procedimentos de leitor da escrita verbal e não verbal.Os alunos aprenderam brincando que rótulo é uma etiqueta colocada em embalagens do produtos,apresentando informações sobre o produto e a logomarca do
fabricante... estão sempre no nosso dia a dia. Ao trabalhar com rótulos, é necessário que o aluno perceba não só as formas, as cores, os desenhos, mas também os nomes escritos: logomarca e nome do produto, quantidade, peso, data de fabricação e validade, etc. É importante questionar os alunos, perguntando para que servem todos os escritos e desenhos: Só para enfeitar? Existe outra finalidade? Qual? Por que precisamos ler o que está escrito? Chamar a atenção de que todas as características apontadas no texto da embalagem têm a finalidade de atrair a atenção dos consumidores para que comprem o produto.Além doconhecimento que tiveram com os rótulos e embalagens, a professora trabalhou a consciência fonológica com os alunos.As embalagens são portadoras de muitos textos e se constituem em recurso de grande valia não só para gerar atividades de leitura e de escrita, como para desenvolver o espírito crítico do aluno.
Esta atividade com embalagens e rótulos envolveu as diversas disciplinas do Plano Curricular:
LÍNGUA PORTUGUESA: Bingo com os rótulos. Frases com os nomes dos produtos;
MATEMÁTICA: Trabalho com dinheiro, colocando preço nos produtos e criando um mini-mercadinho;
GEOGRAFIA E HISTÓRIA: Trabalho com a trajetória que os produtos percorrem até chegar em nossas casas desde o local onde se fabrica;
CIÊNCIAS: Sustentabilidade. Produtos que devem ser consumidos diariamente e esporadicamente para uma boa qualidade de vida. Reciclagem. Poluição.
ENSINO RELIGIOSO: Não desperdiçar os alimentos. Agradecer a Deus antes das refeições. Cuidar bem do nosso corpo: obra do Senhor.
ARTE: Construção de um brinquedo, através das embalagens.
MÚSICA E TEATRO: Trabalho com a música "Escravo de Jó" utilizando as embalagens.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe