O Monstrengo
Jornal do 9.ºe da Es Gil Eanes, de Lagos
Pesquisa

O Mostrengo
Por Tiago Yuri (Aluno, 9ºE), em 2016/03/102179 leram | 0 comentários | 143 gostam
No texto a seguir apresentado abordar-se-ão personagens que embora tenham nome diferentes e aparências diferentes têm muito em comum.
O poema de Fernando Pessoa, "O Mostrengo", e o texto de Luís de Camões "Adamastor", remetem-nos para uma personagem fictícia, criada pelos navegadores, para representar o medo do desconhecido e a sua superação.
     O Adamastor e o Mostrengo apresentam semelhanças, ambos eram imundos e aterrorizadores, aparecem numa noite e estabelecem dialogo com os navegadores, por outro lado o Mostrengo era uma figura que voava enquanto o Adamastor tinha traços humanos.
     Vasco da Gama e o Homem do Leme, possivelmente Bartolomeu Dias, também têm semelhanças, como por exemplo, ambos têm medo e depois superam-no, mostrando serem fortes e corajosos. Para além disso, ambos representam o Rei e o povo português, embora Vasco da Gama esteja ao serviço de D. Manuel I e o Homem do Leme ao serviço de D. João II.
     Como conclusão, podemos ver que ambos os textos transmitem a ideia de que o povo português é um povo corajoso e de heróis, que é capaz de superar obstáculos, como se viu nos textos, nos quais os navegadores enfrentaram figuras temerosas e, mesmo assim, conseguiram superá-las e conquistar os seus objetivos.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe