O Monstrengo
Jornal do 9.ºe da Es Gil Eanes, de Lagos
Pesquisa

O Mostrengo
Por Daniel Miguel (Aluno, 9°E), em 2016/03/102052 leram | 0 comentários | 107 gostam
Os textos em análise apresentam personagens interessantes que iremos comparar.
Nos dois textos, "O Mostrengo" e "O Adamastor", a figura central que se pode identificar é o Mostrengo que enfrenta o Homem Do Leme no poema "O Mostrengo", O Adamastor enfrenta Vasco Da Gama no episódio "Adamastor".
 Com o desenrolar do poema "O Mostrengo" podemos caracterizar a figura central como um animal, pois voa e chia. Os dois, Adamastor e Mostrengo, falam e dizem que vivem no fim do mar e que nunca ninguém os tinha visto. Ao contrário do Mostrengo, o Adamastor não é um animal mas sim um promontório humanizado, mas são os dois imundos. De facto, os dois enfrentam uma personagem que temem o Mostrengo e o Adamastor, contudo ganham confiança no fim do poema. Vasco Da Gama enfrenta o Adamastor e o Homem do Leme é enfrenta o Mostrengo, os heróis representam o seu povo e o seu rei.
  A conclusão que se retira é que os portugueses são apresentados como um povo heróico, capaz de vencer "Mostrengo" e o "Adamastor", que representam o medo, o perigo e os obstáculos que os nautas lusos tiveram que passar durante os descobrimentos.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe