O Monstrengo
Jornal do 9.ºe da Es Gil Eanes, de Lagos
Pesquisa

O Monstrengo
Por Marianagoncaloamaro (Aluno, 9•E), em 2016/03/10893 leram | 0 comentários | 122 gostam
" O Mostrengo", um poema de Fernando Pessoa: irreverente e intemporal uma obra que nos fornece um lado novo da história de Portugal.
No desenvolver deste texto vamos abordar o poema " O Mostrengo", de Fernando Pessoa e o episódio " O Adamastor", de Luís de Camões. A figura principal é o Mostrengo.
   Entre o Mostrengo e o Adamastor existem diferenças e semelhanças, tais como: o Mostrengo voava e chiava enquanto o Adamastor era um gigante com voz horrenda e grossa. Por outro lado, o Mostrengo vivia na escuridão da sua caverna no fundo do mar e o Adamastor vivia numa falésia com os pés no oceano. Porém, são ambos aterradores, imundos, grossos e poderosos. Apresentavam características do "desconhecido", fazendo ambos parte da mitologia.
   Além disso, Vasco da Gama é comparado com o Homem do Leme dado que ambos viajam na descoberta de novos territórios, sendo cada um representado por um rei. São ambos marinheiros, não têm medo do desconhecido e enfrentam-no de cabeça erguida.
   Em suma, comparando os dois textos, tiramos a conclusão de que, em ambos, o povo lusitano é caracterizado como sendo guerreiro, corajoso, determinado e persistente.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe