Nona Notícia
Jornal da Escola de Sardoal - 9º Ano
Pesquisa

Violência no Namoro
Por Inês Pedro (Aluno, 9 B), em 2016/02/22392 leram | 0 comentários | 132 gostam
A violência no namoro é um ato de violência pontual ou continua cometida por um dos parceiros de uma relação amorosa.Não te esqueças dos teus direitos!
A violência no namoro é um ato de violência pontual ou continua cometida por um dos parceiros de uma relação amorosa. Acontece quando um dos parceiros exerce um poder controlador sobre o outro. Existem vários tipos de violência no namoro sendo estes a violência física, sexual, verbal, emocional, psicológica e económica.
A violência no namoro surge quando o agressor pensa que tem o direito dedecidir algumas coisas pelo seu parceiro; não tem de respeitar o seu companheiro; pode ser agressivo. Durante a violência a vítima pensa que as crises de ciúmes do agressor significam que o ama; é a responsável pelos problemas da relação; não pode recusar os pedidos feitos pelo agressor. As principais causas da violência no namoro são desconfianças e inseguranças na relação, traumas do passado, ciúmes e poder e controlo sobre a vítima.
As consequências de violência no namoro podem ser psicológicas, nomeadamente perda de apetite, nervosismo, depressão, tristeza, ansiedade, sentimentos de culpa, baixa autoestima, baixo rendimento escolar; ou físicas como marcas ou nodoas negras no corpo e rosto, gravidez indesejada, em casos estremos pode levar ao suicídio. Estas consequências não surgem apenas durante os atos de violência mas também após a ocorrência destes.

Lembra-te que tens o direito de…

Expressar as tuas ideias;
Expressar os teus sentimentos, mesmo sendo negativos;
Escolher o teu trabalho e a tua religião;
Viver sem medo;
Ter tempo para ti;
Gastar o teu dinheiro como bem entendes;
Ser apoiado/a pela tua família e amigas/os;
Ser ouvido/a pelas tuas amigas e amigos, e familiares;
Escolher as tuas amigas e amigos;
Expressar as tuas convicções, competências e talentos;
Decidir se queres participar em atos sexuais ou não.

E acima de tudo tens o direito de não teres namorado/a!!!

Trabalho elaborado por:
Mª Inês Pedro Nº 11 9ºB
Mauro Correia Nº13 9ºB

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe