Nona Notícia
Jornal da Escola de Sardoal - 9º Ano
Pesquisa

Violência no namoro
Por Carolina Pedro (Aluna, 9ºB), em 2016/02/22492 leram | 0 comentários | 154 gostam
Violência no namoro é um ato de violência realizado de forma contínua.
Violência no namoro é um ato de violência realizado de forma contínua. Esse ato é cometido num namoro e pode ser praticado por apenas um ou por ambos os parceiros. Geralmente, o agressor tem como objetivo controlar a relação e possuir mais poder que o outro individuo.
Existem vários tipos de violência no namoro, assim, podemos classificar a violência no namoro como: violência física, violência sexual, violência verbal, violência psicológica e violência social. Todas estas formas de violência têm como objetivo: não só magoar e humilhar, mas também controlar e assustar a vítima.
Podemos considerar que ocorreu violência física quando o/a agressor/a empurra a vitima, a agarra, lhe dá pontapés e/ou murros, lhe atira objetos e quando ameaça agredi-la.
Quanto à violência sexual, esta ocorre quando um dos namorados obriga o outro a praticar atos sexuais (sexo anal, sexo oral e/ou vaginal), mesmo quando a vítima não queira e ainda quando o agressor a acaricia a vítima sem que a mesma deseje.
A violência verbal ocorre quando um dos parceiros chama ao outro nomes e/ou grita, quando humilha o outro através de criticas negativas e também quando intimida e/ou ameaça o outro.
Quando um dos elementos de um namoro tenta controlar a maneira de vestir do outro e o que ele faz nos tempos livres e no seu dia-a-dia, quando liga ou manda mensagens ao outro várias vezes, quando parte e estraga os objetos e roupa do outro elemento e quando tenta manipular o outro ameaçando terminar o namoro, podemos considerar que estamos perante o caso de violência psicológica.
A violência social ocorre quando o agressor humilha e envergonha a vitima em público, principalmente junto dos seus familiares e amigos, quando o agressor mexe sem o consentimento da vítima no seu telemóvel, no seu e-mail e nas suas contas de redes sociais e ainda quando o agressor proíbe a vítima de estar com a sua família e com os amigos.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe