MediaLETRA
Jornal da Escola Secundária de Amora
Pesquisa

Quando usar «ter de» e «ter que»?
Por Medialetra (Professor), em 2014/10/061765 leram | 2 comentários | 1200 gostam
Aqui está uma dúvida que resulta da frequente observação do uso indiscriminado (e, por isso, amiúde incorreto) destas duas expressões.
TER DE
«Ter de» é uma expressão utilizada quando se pretende dizer que se tem o desejo, a necessidade, a obrigação ou o dever em relação a uma qualquer acção. Assim, «ter de», por si só, significa «ter necessidade de», «precisar de», «ser obrigado a», «dever», designando, pois, a necessidade de praticar a acção expressa pelo verbo que se segue, que é o verbo principal: «tenho de me ir embora», «ele tem de arrumar o quarto», «temos de nos ouvir uns aos outros».
Nesta situação, o verbo «ter» é um verbo auxiliar da conjugação perifrástica: auxiliar ter + preposição de + verbo no infinitivo

TER QUE
Na expressão «ter que», o verbo «ter» não é um auxiliar; é um verbo com a plena significação de «possuir», «ser detentor de», «estar na posse de», «desfrutar», «usufruir», «poder dispor de».
Por exemplo, se alguém quiser dizer que «tem muito trabalho», poderá utilizar a expressão «tenho muito que fazer»; do mesmo modo, se quiser dizer que tem uma série de histórias ou aventuras para contar, pode utilizar a expressão «Vivi muito, tenho muito que contar»; se quiser dizer que tem muita matéria para estudar, poderá utilizar a expressão «Tenho tanto que estudar!»

Assim, «ter de» distingue-se, de «ter que», porque no primeiro caso está presente a ideia da obrigação, da necessidade, do dever, enquanto no segundo está presente a de dar uma informação sobre o que o emissor possui ou tem em mãos.


Comentários
Por Clarisse Sequeira (Professora), em 2014/10/23
Ótima ideia a explicação da utilização das expresões "ter de" e "ter que". Hesito sempre que tenho de as usar (correto?)
Que tal darem umas frases de exemplos para nós praticarmos?
Por Medialetra (Professor), em 2014/10/24
Obrigada pelo comentário!
Aproveitando a sua sugestão, professora Clarisse, encontra-se já um teste na página inicial. Agora é só treinar!

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe