La Salle
Jornal da E. E. B. São João Batista de La Salle
Pesquisa

O MISTÉRIO DO CADERNINHO PRETO (Ruth Rocha)
Por Elisângela Marta da Silva (Professora), em 2014/10/021355 leram | 0 comentários | 149 gostam
O que realmente interessa é a cumplicidade entre o leitor e a obra, alicerçada no prazer que só a leitura é capaz de proporcionar.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

Formar leitores é uma tarefa que começa antes mesmo da alfabetização e se estende por toda a vida escolar. Trata-se de um hábito mais que saudável, a ser preservado e disseminado, e de suma importância na chamada "sociedade da informação" em que vivemos. Mas ele não necessariamente irá transformar você num apaixonado pela palavra escrita. Da mesma forma, a leitura para estudar, parte da rotina nas salas de aula, tem suas funções pedagógicas, mas não faz despertar a paixão pela literatura. Quem descobre prazer numa obra literária nunca mais para de ler. Quando chega ao fim de um livro, já está louco para abrir o próximo. E só tem a ganhar com isso.

O papel da escola é fundamental nesse processo. E quem melhor que o professor para despertar em seus alunos o prazer da leitura?

A professora de Língua Portuguesa, Cristina Maito, sabe da importância da leitura e da escrita na vida de uma pessoa, então ela trabalhou uma atividade muito interessante com o 7º ano, visando despertar o hábito e o prazer pela leitura. Os alunos leram o livro e o reescreveram em forma de história em quadrinhos, o resultado você confere nas fotos.

A obra utilizada pela turma foi: O Mistério do Caderninho Preto (Ruth Rocha)
Neste livro, Ruth Rocha conta a história de uma menina que queria muito escrever um livro e não tinha ideia sobre o que escreveria, então ela pensou, pensou... E lembrou que um de seus professores tinha um caderninho muito misterioso. E a partir disso, ela e seu amigo resolveram escrever um livro sobre: "O mistério do caderninho preto".

Um pouco sobre a escritora Ruth Rocha:
Ruth Machado Louzada Rocha nasceu em São Paulo, no dia 2 de março de 1931. Tem formação em sociologia e atuou na área de educação. Escreveu para a Revista Cláudia, voltada para o público feminino. Escreveu também para a revista Educação.
Especializada em livros infantis, foi eleita para a cadeira nº 38 da Academia Paulista de Letras. Seu livro "Marcelo, Marmelo, Martelo", vendeu mais de 1 milhão de cópias. Uma das maiores escritoras de literatura infantil do país, com 130 livros publicados e 10 milhões de exemplares vendidos, sendo 2 milhões no exterior.

Outras obras de Ruth Rocha:
Marcelo, Marmelo, Martelo
Mil Pássaros
Almanaque Ruth Rocha
O Macaco Bombeiro
Este Admirável Mundo Novo
O Coelhinho Que Não Era de Páscoa
O Velho, O Menino e o Burro
O Sistema de Caderninho Preto
Armandinho, o Juiz
A Rua do Marcelo
A Menina Que Aprendeu a Voar
Gabriela e a Titia
Viva a Macacada

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe