Lamegalense
Jornal do Cscr do Lamegal
Pesquisa

Apostar na Prevenção
Por Sérgio Santos (Leitor do Jornal), em 2017/10/24956 leram | 0 comentários | 122 gostam
Ao ler nas redes sociais o texto afamado de fantástico “Este ano porque é que as escolas, câmaras, juntas, empresas...não oferecem a todas as crianças, em vez do tradicional brinquedo de Natal, uma árvore para plantar???...”
Fiquei intrigada e pensei,realmente a ideia é boa sim, mas esta prática já existe!
Muito antes deste drama assolar Portugal o CscrLamegal já implementava no seu plano de atividades dinâmicas inclusivas de Cidadania nomeadamente na Área Ambiental.
Somos uma Associação sediada numa localidade chamada Lamegal bem na zona interior do Pais. Contudo somos uma Associação com propósitos e Ideais em várias áreas, nomeadamente na Inclusão Social e Igualdade de Género, no Empreendedorismo e Voluntariado e como não podemos deixar de ser no Ambiente e Cidadania.
Existem na Associação várias atividades relacionadas com todas estas temáticas tão atuais.
Mas hoje quero mesmo referir e apresentar as nossas atividades relacionadas com o Ambiente.
E hoje porquê? Porque dadas as circunstâncias que o pais atravessa parece que só agora se acorda para esta realidade!!!! O que no CscrLamegal não é o caso de todo!
Quando comecei a ler o texto senti um misto de emoções, primeiro que foi necessário acontecer isto para que alguém se consciencializasse de que a distância entre os cidadãos e as práticas ambientais era de tal ordem que só agora começaram a pensar na sua verdadeira importância…
Por outro lado (e sim foram estes que me levaram a escrever este texto) a necessidade que tenho de dar a conhecer ao País as boas práticas já existentes no CscrLamegal. Não com o objetivo de recolher os “louros” ou de enaltecer o CscrLamegal mas sim com o intuito de dar a conhecer aquilo que já existe independentemente das situações de flagelo que agora catapultam esta súbita vontade e interesse pelo ambiente!
Entendam que estas dinâmicas existem e são viáveis com toda a certeza!
O CscrLamegal realiza várias atividades durante o ano.
Aproveitando algumas datas nomeadas aliamos ao dia alguma informação cultural e faz-se uma partilha de vivências, ensinamentos e resultados motivadores.
Relembro com carinho no passado dia 21 de março, o projeto de voluntariado “Ser para o SER, inclusão no coração”, incluído no Cscr ofereceu a todas as instituições parceiras uma oliveira!
 E como já é prática corrente desta Associação estas oliveiras fizeram-se acompanhar por uma parte cultural e explicativa do verdadeiro significado da Oliveira e da importância da reflorestação e do meio ambiente. Sim cada atividade é complementar a uma ação de sensibilização ambiental.
Mas antes das oliveiras realizou-se no Lamegal através da Associação o “Lamegal green” que caminha a passos largos para a terceira edição!
Este “Lamegal green” retrata as boas práticas ambientais com objetivos definidos e concretizados!
Surge através da urgência em tratar uma grande área de terreno que estava na sua grande parte devoluto e com alguns objetos muito prejudiciais ao ambiente como pneus por exemplo…
para que esta temática ambiental chegue a toda a comunidade esta Associação criou uma atividade de Inclusão multigeracional, com o objetivo de sensibilizar e educar cada um de nós.
Tal como o nome indica “Lamegal green” foi o mote para reunir numa só atividade os diferentes públicos da nossa comunidade, assim sendo estiveram presentes; os alunos do Agrupamento de Escolas de Pinhel nomeadamente do primeiro ciclo e do curso técnico de jardinagem, os companheiros das Instituições de Pessoas com deficiência/Pessoas fantásticas como a Quinta do Pezinho e a ADM Estrela de Pinhel, a ASTA de Almeida e a AFACIDASE de Manteigas, assim como os utentes do Lar Nossa Sra. da Menina do Lamegal e os alunos da Universidade Sénior de Pinhel.
Por fim e não menos importante estiveram também algumas das entidades que connosco colaboram nestes meandros da Cidadania e sensibilização para o meio ambiente, sendo Eles os Bombeiros Voluntários, a GNR e as Técnicas de Ambiente e Desporto do Município de Pinhel.
Acreditem é de salutar a partilha desta diversidade Humana principalmente dos mais novos com os mais velhos, as histórias e aventuras que se passavam no campo naquele antigamente muito mais analógico do que tecnológico!
Por fim e porque esta atividade causou alguma estranheza à comunidade em geral ,termino com o “grão a grão enche o papo o perdigão”!
Esta atividade realizou-se no âmbito de semear sementes de cereais e leguminosas para a fauna existente no nosso território é como que um complemento para a dieta alimentar dos animais selvagens que existem na nossa região.
Como é de esperar esta dinâmica criou alguma perplexidade em alguns cidadãos menos esclarecidos, não é habitual semear os terrenos para não colher e sim para deixar para a fauna selvagem!
Mas com a preocupação de esclarecer e sensibilizar o CSCRLamegal conseguiu mais uma vez levar a bom porto mais uma iniciativa que tanto nos enche de orgulho!
Por fim termino apenas dizendo que estou de coração cheio por esta partilha!
Sim porque é só um bom exemplo daquilo que por Portugal se pode fazer em prol de todos!

Ninguém vive só e o mundo é de todos!

Armanda Morgado

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário