Jornal O santa
Jornal O Santa Catarina
Pesquisa

Hospital Ruth Cardoso fecha UTI neonatal
Por Igor Silva (Administrador do Jornal), em 2014/12/12119 leram | 0 comentários | 99 gostam
Hospital Ruth Cardoso fecha UTI neonatal a partir desta
A prefeitura de Balneário Camboriú prevê fechar nesta quarta-feira a UTI neonatal do Hospital Ruth Cardoso. O motivo é a falta de profissionais especializados para atender na instituição. A empresa que fornece os pediatras encerrou o contrato com o município em julho. Neste período houve a prorrogação do serviço, mas até o momento nenhuma outra fornecedora foi contratada.

O secretário de Saúde de Balneário, Marco Otílio Rodrigues, afirmou, em entrevista à RBSTV, que foram feitos dois processos licitatórios para contratação de pediatras. No entanto, não houve interessados. A empresa que mantém o serviço se comprometeu em atender no hospital até esta quarta.

— Não temos equipe para manter a UTI neonatal funcionante. Até porque nós estamos num período de festas, que é um fator complicador para montagem de uma escala e também pela escassez de profissionais no mercado. Estamos tentando até o último momento a contratação de uma equipe para manter o serviço aberto — declarou.

Os quatro bebês que estão na UTI neonatal devem ser transferidos para hospitais da região. Ao todo, são 10 leitos que ficarão parados.

Maternidade também corre risco

A situação da maternidade do Ruth Cardoso é parecida com a da UTI neonatal. O hospital corre contra o tempo para viabilizar a contratação de uma equipe de pediatras para trabalhar na sala de parto, que não pode funcionar sem ao menos um profissional especializado. Atualmente são feitos cerca de 200 partos por mês na instituição — 40% em gestantes de Balneário Camboriú e os outros 60% de grávidas da região.

O procurador do município, Marcelo Freitas, explica que o problema não é a questão financeira, pois o hospital paga praticamente o mesmo valor que o Hospital Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí. Segundo ele, faltam profissionais interessados. Enquanto isso, a prefeitura tentará contratar pediatras de forma emergencial para evitar uma descontinuação mais longa do serviço.

— Também vamos fazer uma revisão para trazer algum atrativo a mais para que os profissionais se interessem em atuar no hospital. O Ruth Cardoso virou referência na região e notamos a falta que ele faz, principalmente com a proximidade da temporada — comenta.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe