Construindo saber
Jornal do Colégio Estadual de Pato Branco-paraná
Pesquisa

Sarau Poesia de Cordel
Por Valmir Pinto Ribeiro (Professor), em 2015/07/09417 leram | 2 comentários | 142 gostam

No dia 26/06/15 foi realizado, no auditório do colégio PREMEM, o Sarau de Poesia da turma 7D, orientado pela professora de Português Márcia Martinez e com a colaboração do estagiário do PIBID Eder Deivid da Silva.
Essa realização culminou com o final do conteúdo Poema, trabalhado em sala aula, e foi um momento em que os alunos declamaram poemas de cordelistas e também poemas da Literatura Brasileira, dentre os quais os famosos poemas o Trem de Ferro, de Manuel Bandeira, que foi declamado por toda a sala no palco, além de O Pato e A casa, ambos de Vinicius de Moraes.

O Sarau também contou com apresentações musicais e exposição em forma de varal dos desenhos elaborados pelos alunos. Além disso, eles declamaram as próprias poesias de cordel criadas por cada um deles em atividades em sala de aula, cujo tema era “O que é ser estudante?”. Para isso os alunos utilizaram as regras de composição típica do cordel, como a rima específica e as sílabas metrificadas.

Esse momento de socialização do aprendizado adquirido foi possível pelo domínio do conhecimento de: versos, estrofes, tipos de poesia, recurso de construção do poema tais como rimas, ritmo e as figuras de linguagem.

O Sarau de Poesia estava descontraído, teve pipoca, música, fotos, e foi um momento de aprendizado, cultura e alegria para os estudantes da turma 7D do colégio PREMEM, que desempenharam as atividades propostas com êxito no palco do auditório do colégio.

Mais Imagens:

Comentários
Por Eder Deivid (Professor), em 2015/07/23
Um belo trabalho coordenado pela a professora Márcia Martinez que incentiva o contato com esta Literatura que é tão simples, bela e encantadora. Parabéns ao professor Valmir pela iniciativa de realizar a memória de momentos como estes.
Por Marcos Hidemi de Lima (Leitora do Jornal), em 2015/08/03
Parabéns à professora Márcia por um evento tão bacana, valorizando a poesia. Que iniciativas como essa sejam constantes na escola.

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe