Jovens em Ação
Jornal do Centro Educacional Machado de Assis
Pesquisa

Como máscaras e distanciamento são importantes
Por Brenda Costa (Aluno, 2 ano F), em 2020/05/1925 leram | 0 comentários | 1 gostam
Pesquisadoras da UFMG demonstram como atitudes simples são capazes de diminuir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus.
Os pesquisadores realizaram algumas simulações para demonstrar diversas situações de risco presentes no cotidiano, como conversar próximo e sem máscaras. Para isso, as cientistas usaram manequins e pessoas voluntárias, com e sem máscaras, e em duas diferentes distâncias , Com uma iluminação específica e com câmera lenta, a equipe da TV Globo, gravou as partículas que saem da boca dos voluntários durante a conversa e durante um espirro. O material orgânico foi coletado em placas com meios de cultura - placas que possuem nutrientes e substâncias que criam condições para os microrganismos multiplicar-se em condições para pesquisas.Alves explica que as gotículas que são liberadas pela saliva, mesmo as microscópicas, podem carregar, tanto bactérias, quanto fungos, quanto vírus, e, por isso, as medidas de higiene são importantes, não só para a Covid. "A gente sabe que mais de cinquenta por cento das doenças infecciosas são evitadas com as mesmas medidas de higiene.E a simulação demonstra exatamente isso. Quando a máscara foi colocada, a contaminação não aconteceu. A simulação demonstra que, quando se tem o distanciamento de 2 metros e a máscara é usada, o nível de proteção aumenta.
"O objetivo do experimento é mostrar para a população, de uma maneira muito clara, como que essas medidas, podem ser eficaz na diminuição do risco de contágio pelo coronavírus. São medidas muito simples que basta só a gente introduzir no nosso cotidiano". - Giliane Trindade, professora do departamento de microbiologia da UFMG.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe