CEJA Concórdia
Jornal do Ceja Concórdia
Pesquisa

Estudante é não ser "aluno"
Por Luciane Petroli (Professora), em 2014/04/084098 leram | 0 comentários | 165 gostam
Produções realizadas pelos alunos da Prof Sara Woloszyn, na aula de Sociologia 1ªF, baseadas no texto de Adriano Vieira, Alexandro Machado e José Kolling, integrantes do Proj Sonho Possível, sobre a diferença que existe entre "aluno" e "estudante"
Estudante é não ser "aluno"
A pergunta mais instigante que deve incomodar/desacomodar noite e dia a vida dos estudantes é: por que é preciso aprender?"
Baseada em tais indagações, foram realizados leituras, pesquisas e debates em sala que deram origem posterior aos textos a seguir transcritos:


Texto 1 - Estudante é não ser aluno
Aprender é mais
Estudante é aquele que se interessa pelo que está sendo repassado para ele, tem amor por aquilo que querem lhe ensinar. Quer aprender sempre mais, tendo sempre um objetivo a seguir. Tentar ser sempre melhor, fazer a diferença.
Já aluno é chamado assim pelo seu cotidiano. Se arrumar, vir para a escola, sentar em uma cadeira, e ouvir o professor, sem ter interesse, estar ali por obrigação, não por gostar. Obedecer as pessoas por obrigação, não por querer ser apenas gentil educado e obediente. Obedecer por que pode ser punido.
Aprender é sempre bom. Nunca sabemos o suficiente. Cada um que busca saber mais, se da bem na vida, ninguém será bom o suficiente para lhe passar uma “rasteira” e fazer com que aquilo que quer não se realize.
O futuro é reservado sempre, para pessoas sábias. Por isso estude, para não ficar para traz mais pra frente. “Seja um estudante, não um aluno”.
Aluna: Carine Ferrari

Texto 2 - Estudante não é ser aluno
Aprender é muito mais.
Estudante não é ser apenas você ir na escola estudar o que os professores falam, mas sim buscar sempre mais conhecimento seja em todos os sentidos.
Não fique parado, vá atras busque o conhecimento não pense que você sabe tudo, pois todos nós temos sempre algo a mais para aprender, não seja um aluno que vai na escola ouve o professor falar e só vê o óbvio não enxerga além daquilo que está na sala de aula.
Pare e pense, você quer ser um aluno ou um estudante? Para aprender primeiramente você tem que perceber, isso é uma necessidade básica da aprendizagem.
Ser estudante consiste em uma postura de vida, é conseguir ver além do óbvio e da superficialidade do cotidiano, ter uma postura reflexiva sobre si mesmo e sobre o mundo.
Ser estudante é viver em grupo, resolver problemas, construir sua própria história de maneira original.
Pois ser um aluno é fácil mas para ser um estudante você deve sempre buscar a sabedoria e não parar quando achou que sabe tudo.
Juan Albiero

Texto 3 – Aprender é muito mais
Ninguém nasce sabendo, o conhecimento adquirimos com dedicação, superação e claro o professor.
O aluno bom já não é maioria hoje no Brasil, e pra ser um bom aluno, não basta ir bem nas provas, fazer todas as tarefas em sala, deve também ao término da aula, chegar em sua casa, pegar seu caderno e rever o que aprendeu; sempre vai ter algo a mais para entendermos.
Somos testados em todo momento em nossa vida, e se temos determinado conhecimento damos passos precisos ao nosso futuro.
Enfim, aprender é muito mais que o professor nos mostra, na verdade o bom professor nos mostra que o conhecimento não está nos livros e sim em cada um de nós, basta querermos.
Cristyan Pazzini


Texto 4 – ESTUDAR É MUITO MAIS. ESTUDAR NÃO É SER ALUNO.
Ser aluno é muito cômodo para a maioria das pessoas que estudam, porque ser aluno é simplesmente aceitar todas as ideias impostas pelos professores e pela sociedade sem questionar porque não quer de incomodar e nem incomodar ninguém. É muito mais fácil aprender e não passar a ideia para o outro.
Mas ser estudante é aprender, ter conhecimento e querer passar o que aprendeu para os outros, assim criando um ciclo para que todos na sociedade convivam melhor e com mensos ignorância com relação as coisas que existem a sua volta.
Aprender é uma necessidade vital do ser humano, porque o ser humano é munido de muitos elementos para a sobrevivência, porque somos provocados pelo mundo o tempo todo. Ele nos desafia, nos coloca a prova, por isso precisamos ir fundo no mistério da vida.
Precisamos ir em direção ao novo e tudo que nos dá medo, nos encanta e impulsiona, ousando, tendo uma postura sobre si mesmos e o mundo.
Por isso precisamos deixar de nos acovardar diante da sociedade, não deixando nos manipular pelo sistema, para podermos dar luz e ideias, assim como uma vela acesa, para todo o ser humano que precisa de conhecimento, porque assim todos juntos nos educamos uns aos outros e a nós mesmos, porém se não tivermos conhecimento não podemos ajudar, por isso precisamos estar sempre estudando o mundo, porque aprender é muito mais...
Sônia Carmen dos Santos


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe