A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

UMA BONECA ESPECIAL
Por Paula Costa (Professora), em 2015/02/16707 leram | 0 comentários | 185 gostam
A Rita é uma menina de cinco anos que adora brincar com as suas bonecas. Ela já tem uma bela coleção. Umas são loiras, outras morenas. Algumas têm cabelos aos caracóis, outras, lisos.
Quando a Rita desaparece sem ninguém dar conta, é certo que está no seu quarto a criar belos diálogos e brincadeiras com aquelas que serão as suas amigas e confidentes eternas.
No sábado, a mãe foi encontrar a Rita, no seu quarto, um bocado pensativa e triste. No seu colo tinha a Laura, uma boneca macia e rechonchuda.
- Rita, o que se passa? - Perguntou a mãe um pouco aflita.
- Olha mãe, o vestido da Laura está feio. Está cheio de bolinhas. - respondeu a Rita quase a chorar.
- Sabes, isso é o pelo que se desprende do tecido pelo uso. Chama-se cotão. Talvez a Laura esteja a precisar de uma roupa nova - acrescentou a mãe.
- Uma roupa nova! - exclamou a Rita.
- Sim, e eu já tenho uma ideia. Que tal um traje tradicional da nossa terra? Aqui na Póvoa de Varzim temos uma camisola muito especial, é a camisola poveira. Este traje era usado, antigamente, pelos pescadores para se protegerem do frio. E também era usado em festas e romarias. Estas camisolas são muito quentes e têm três cores: a cor da lã, o vermelho e o preto. E os desenhos são bordados a ponto de cruz - contou a mãe.
- Gosto dessa ideia mãe. Estamos no inverno, a Laura tem frio e eu quero conhecer melhor essa camisola - disse a Rita com um olhar feliz.
Passados dois dias a mãe da Rita tinha a camisola feita. Para fazer conjunto tinha também umas calças em lã.
Com os olhos brilhantes, a Rita vestiu a sua boneca.
- Mãe, está tão linda! - gaguejou a Rita boquiaberta.
No dia seguinte, a Rita levou a sua boneca Laura para a escola e falou tudo o que sabia sobre a camisola poveira. Os seus colegas adoraram aprender coisas novas e a Rita sentiu-se importante.
A partir desse dia, Laura era a boneca preferida. A Rita leva-a sempre a passear pois gosta de ouvir as pessoas a comentar:
- Olhem que engraçado, uma bonequinha com a camisola poveira.

Ana Sofia, 5.ºG


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe